A casa está limpa! E a sua saúde, como está?

theatrical-poster-845x321

segunda-feira, 20 de março de 2017

A casa está limpa! E a saúde, como está?

 

Estava eu dia desses de bobeira, pensando nos efeitos da Q-boa sobre os panos de prato, quando me deu um estalo e comecei a questionar os efeitos da água sanitária sobre a pele.

Afinal, é um produto classificado como de uso doméstico, para a limpeza das casas e, portanto, sem muito aviso (e questionamentos) sobre o seu potencial tóxico.

Lembrei, também, que quem trabalha exercendo função de limpeza para empresas de Asseio e Conservação, tal função é classificada como insalubre de acordo com a Norma Regularizadora nº 15 do Ministério do Trabalho.

Ou seja, usar esses produtos no trabalhar é considerado como potencialmente nocivo, usar em casa, nem tanto.

 

Nessas “meditações” lembrei que um dos meus filhos de quatro patas (sim, meus cachorros são meus filhos) teve uma dermatite violenta nas patas e na barriga, decorrente de um produto de limpeza que eu estava utilizando para limpar o chão.

Então me dei conta de que eu não tinha o hábito de utilizar luvas na limpeza diária, bem como de que aqui em casa todos nós temos o hábito de andar descalços, principalmente minha filha de quatro anos.

Bateu aquela preocupação.

Pesquisando sobre o assunto, vi que estão presentes em muitos produtos de limpeza os derivados de petróleo, cloro, metais pesados, amoníaco, hipoclorito de sódio, soda cáustica, nitrato de potássio, dentre outros compostos químicos.

Além disso, há uma quantidade absurda de produtos específicos de limpeza que, se considerados isoladamente, contém ingredientes químicos em quantidade considerada como segura, mas, se considerarmos que a indústria tenta convencer os consumidores de que necessitamos de um produto exclusivamente para limpar vidros e espelhos, outro para desinfetar o vaso sanitário, mais um para limpar o piso (e separados por categorias: porcelanatos, madeira e vinílico), outro para o ralo e ainda outros mais para tirar mofos e desengordurar superfícies (e não estou citando todos), o contato rotineiro com toda essa quantidade de compostos químicos acumulados acaba sendo superior ao que é considerado como seguro. Dessa forma, ficamos expostos a danos nas funções neurológicas, prejuízos ao sistema respiratório, como a asma, além de alergias (olha a dermatite), dentre outros problema de saúde.

Neste ponto aconselho todos a assistirem o documentário The Human Experiment (pode ser encontrado no Netflix) que apresenta com clareza que os produtos que usamos diariamente para a limpeza doméstica são extremamente agressivos para a nossa saúde e os fabricantes destes produtos não estão dando a mínima para isso.

Depois disso, fica muito fácil mudar os hábitos de limpeza, buscando alternativas mais saudáveis não só para quem limpa, mas para todos que convivem no ambiente familiar.

Eu optei pelo uso do bicarbonato de sódio e vinagre para limpar muita coisa, de louça a roupas e principalmente para lavar o chão, bem como estou usando o álcool, que eu coloco em um borrifador e acrescendo cravos da Índia para dar um perfume.

Para uma limpeza mais leve, descobri na Àkora Brasil, uma empresa comprometida com a busca de produtos ecologicamente inteligentes que oferecem aos consumidores a possibilidade de uma vida mais saudável com respeito ao meio ambiente, pois utilizam apenas água.

Isso mesmo: apenas água.

Eu confesso que meio desconfiada, adquiri apenas três dos seus produtos para testar, afinal, vai que não era bem assim e eu não curto perder dinheiro.

Comprei a esponja Supergreen e dois panos de limpeza, o Ecomais Limpa Vidros e o Ecomais Limpa Tudo e fui surpreendida com o potencial de limpeza e pelo fato de que realmente utilizam apenas água como agente de limpeza.

Descrevo e explico.

A Supergreen Esponja Limpadora é uma pequena esponja com ampla gama de aplicações utilizando somente água como agente de limpeza, que promete remover marcas de caneta e manchas da parede, remover manchas de peças plásticas, limpar peças em couro, manchas de sabão dos boxes de banheiro, limpeza de utensílios domésticos com manchas de difícil remoção e de pisos cerâmicos e porcelanatos, removendo encardidos sem manchar.

Eu testei a esponja em um lindo desenho que minha filha Sosô fez com giz de cera na escada de madeira e saiu tudinho mesmo. Testei, também, naquelas manchas chatas de limpar dentro do box do banheiro e no próprio vidro do box e fiquei bem satisfeita (principalmente por não precisar usar aqueles produtos a base de cloro que me davam uma reação alérgica violenta só de respirar esses produtos). Além disso, usei para limpar as portas internas da casa que estavam com marquinhas de mãos bem sujinhas da minha princesa e tudo ficou bem limpo.

O único porém, foi que achei a esponja bem frágil. Não é possível utilizá-la em superfícies ásperas (como paredes com texturas) e até mesmo em portas com frisos, que a esponja pode rasgar. Até mesmo torcer a esponja após o uso para limpá-la pode fazer com que se rasgue. Eu que sou uma ogra e não tenho a menor delicadeza para manusear o que quer que seja, destruí a esponja enquanto a torcia. Então a esponja é eficiente, mas frágil e deve ser manuseada com cuidado. Nota 8, então.

 

Outro produto que utilizei, foi o Ecomais Limpa Vidros e por este me apaixonei. Tenho um espelho gigante no banheiro que ocupa literalmente metade da parede e vive com marcas de mãozinhas (olha a Sosô aí de novo) e de pasta de dentes (aqui o meu marido entra como culpado também) e no quarto, o armário tem duas portas de espelho que vive manchada também, mas aqui o culpado é meu filho canino, o Chiwie, que por motivos que não sei explicar, gosta de lamber o espelho.

O uso é dos mais simples possíveis: com um borrifador contendo apenas água, borrife no espelho ou no vidro e passe o pano. Só isso? Só isso! A praticidade desse paninho maravilhoso me conquistou. Limpa perfeitamente e não deixa nenhum fiapo ou marca. Nota 10, com louvor!

Por fim, testei também o Ecomais Limpa Tudo (que ainda dá para escolher dentre seis cores), e é um tecido extra resistente constituído de fibras especiais com função de limpeza em ambas as faces, indicado para limpeza de vários tipos de superfícies utilizando apenas água como agente de limpeza, recomendado para limpeza de azulejo de cozinha e banheiros, fogão, coifa, incluindo partes em aço inox com ou sem gordura, móveis, pisos cerâmicos e madeira, móveis em couro, peças cromadas e para enxugar a pia devido sua altíssima capacidade de absorção.

Testei em várias superfícies, móveis de madeira, bancada de pedra da pia, nas próprias pias da cozinha e dos banheiros e até nos sofás de couro (não me crucifiquem, comprei o sofá antes de ter uma consciência ecológica) e tudo ficou bem limpo, com zero química. A praticidade do uso aliado a ausência de produtos químicos me faz dar nota 10.

A Àkora Brasil tem vários outros produtos para a limpeza da casa, tanto da área interna como também da externa e até para a remoção de pelos dos nossos pets, bem como esponjas para uso pessoal (esponja para tratamento facial e banho e uma toalha específica para quem pratica esportes), além de Ecobola para lavar e secar roupas sem o uso de qualquer produto químico e, para aqueles que necessitam usar um sabão para lavar roupa, eles tem um sabão em pó feito a base de produtos naturais. São vários outros produtos que não vou arrolar, mas digo que vale a pena dar uma espiada no site da empresa.
Além da vantagem de realizar a limpeza de casa sem produtos agressivos, o uso desses panos de limpeza e esponjas que utilizam apenas água tem outra excelente vantagem: o menor impacto ambiental, pois não há descarte de embalagens plásticas com resíduos químicos. Ou seja, lixo plástico e químico zero!

Enfim, buscar alternativas para a limpeza doméstica sem envolver produtos químicos é buscar uma vida mais saudável, além de respeitar o meio ambiente e, claro, a família agradece!

Veja aqui a matéria original no Blog iinspiradas

iinspiradas@gmail.com
aneossanes@gmail.com
@iinspiradas
@aneossanes
(ins)piradas
img_desinfetante

Desinfetante

A utilização de desinfetantes tem crescido a um ritmo alarmante em nossas…

Saiba mais
img_reciclagem

Reciclagem

Antes de reciclar, tente reutilizar, para poupar a energia gasta na reciclagem….

Saiba mais
img_detergente

Detergente (Lava Louças)

É um produto altamente nocivo ao meio ambiente. Embora esteja escrito na…

Saiba mais

© Àkora Brasil 2015-2017. Todos os Direitos Reservados.
desenvolvido por: mufasa