Cozinha saudável: “fritura” sem óleo e lavagem de vegetais.

cozinha_saudável_iinspiradas

cozinha_saudável_iinspiradas

 

Cozinha saudável: “fritura” sem óleo e lavagem de vegetais.

Todo mundo sabe que comer frituras não é saudável e que está intimamente associado com problemas cardiovasculares e obesidade. Mas infelizmente, é um alimento muito popular atualmente e, em tempos de fast food, deixar a fritura de lado é quase impossível.

O grande problema é que o óleo vegetal, quando exposto as altas temperaturas, sofre oxidação (reação química provocada pelo contato do óleo com o ar que altera os ácidos graxos insaturados no óleo), comprometendo suas propriedades nutricionais, como os ácidos graxos (que ajudam a reduzir os níveis de colesterol no organismo), perdendo antioxidantes e sofrendo severas transformações químicas e físicas, como aumento da viscosidade, cor do óleo e odor desagradável.

Outra conseqüência da oxidação é a diminuição da absorção de proteínas e nutrientes como vitaminas e minerais pelo organismo, podendo ocasionar irritação na mucosa intestinal.

Temos que considerar, ainda, a grande quantidade de óleos de má qualidade no mercado e as frituras preparadas nestes óleos promovem o acúmulo de radicais livres, os quais são responsáveis pela aceleração do envelhecimento celular.

E como se não fosse o bastante, o óleo usado, quando jogado diretamente no ralo da pia ou no lixo, vai poluir córregos, riachos e rios, tornando mais caro o tratamento da água, interferindo na passagem de luz na água, retardando o crescimento vegetal e impedindo a transferência do oxigênio para a água, causando grandes prejuízos para a vida nestes sistemas.

Se descartado no solo, através dos lixões ou daquela parcela que vem com a água dos rios e se acumula nas margens, vai impermeabilizar o solo, impedindo a infiltração da água e agravando o problema das enchentes.

Ou seja, para consumir não é bom, para descartar é ainda pior.

Então a solução seria uma “fritura” sem óleo? Coloco entre aspas, porque é óbvio que o alimento preparado sem óleo não é frito.

Embora existam no mercado vários aparelhos elétricos destinados a este fim, eis que a Àkora Brasil (já escrevi sobre ela aqui) me envia um produto mega interessante para preparar alimentos sem nada de óleo.

Nada mesmo. Nadica de nada. Nem uma gota.

Trata-se de uma película para ser colocada sobre uma assadeira ou uma chapa, ideal para assar carnes, peixes, legumes e até mesmo aquecer pão no forno, dispensando o uso de óleo, diminuindo o tempo de cozimento, preparando, assim, alimentos mais saudáveis, sendo muito fácil de limpar e apresentar como bônus, seu uso no forno para descongelar carne.

Claro que testei em seguida, colocando dentro de uma assadeira e já preparei bifes, ovos e até batatas em rodelas. Pode ser usada tanto sobre o queimador do fogão, quanto no forno, dependendo de como quer preparar o alimento.

E sim, é reutilizável e para limpar, nada mais simples: sabão neutro e usar a parte mais macia da esponja para lavar e deixar secar em local arejado e sendo bem cuidada, pode durar por mais de um ano.

Fiquei bem impressionada com a praticidade e versatilidade de uso e estou com aquela sensação de que ainda vou me surpreender bastante com este produto.

Aqui abaixo está um vídeo sobre a Daxxen Película Antiaderente da Àkora Brasil:

Outro produto que me enviaram, foi a Ecomais Esponja Vegetal para limpar louças e talheres, sendo altamente recomendada, também, para a limpeza de frutas e legumes.

Em que pese o nome de esponja, na verdade parece mais um paninho tramado, medindo 24×18, bem macia, sendo bastante higiênica na limpeza de frutas e verduras (não grudam na trama), não procria bactérias e, na limpeza da louça, não risca e deixa pouco ou nenhum resíduo de detergente.

Ademais, não libera substâncias nocivas, visto que sua composição é derivada do milho, sendo totalmente compostável, se degradando totalmente em ambiente apropriado após 18 meses.

Não é demais lembrar que frutas, legumes e verduras devem ser bem lavados, principalmente se você não consome produtos orgânicos, pois não é só lavar com um pouco de água que vai retirar aquela camada de agrotóxicos presentes nesses alimentos.

Na verdade, lamento informar que mesmo lavando bem, os agrotóxicos permanecerão no alimento (ainda que em menor quantidade), então fica a dica de um consumo mais consciente e procure nas prateleiras dos mercados pelos alimentos orgânicos ou busque aquela feira de orgânicos na sua cidade (adoro essas feiras).

Segue abaixo um vídeo sobre a Ecomais Esponja Vegetal:

Pois bem, não é segredo que gosto muito da Àkora Brasil, pois me encantei com essa empresa que está voltada à pesquisa e desenvolvimento de produtos não só inovadores como também ecologicamente corretos, apresentando a nós, consumidores, uma opção de adquirir produtos necessários ao nosso dia a dia e respeitando o meio ambiente.

E como sempre estão trabalhando em idéias inovadoras, já prometeram novidades para este ano de 2017 (uma delas eu já descobri qual é e posso dizer que estou ansiosa para o lançamento).

E então? Vai um prato saudável aí?

iinspiradas@gmail.com
aneossanes@gmail.com
@iinspiradas
@aneossanes
(ins)piradas

 

Veja aqui a versão original desta postagem: Cozinha saudável: “fritura” sem óleo e lavagem de vegetais.

img_desinfetante

Desinfetante

A utilização de desinfetantes tem crescido a um ritmo alarmante em nossas…

Saiba mais
img_amaciante_roupas

Amaciante de Roupas

Alguns dos ingredientes prejudiciais comumente encontrados em amaciantes de roupas incluem: •…

Saiba mais
img_reciclagem

Reciclagem

Antes de reciclar, tente reutilizar, para poupar a energia gasta na reciclagem….

Saiba mais

© Àkora Brasil 2015-2017. Todos os Direitos Reservados.
desenvolvido por: mufasa