Detergente (Lava Louças)

img_detergente

É um produto altamente nocivo ao meio ambiente. Embora esteja escrito na embalagem que o detergente é biodegradável, não é bem assim. Na verdade, tudo é biodegradável, porém o tempo necessário para se degradar, varia para cada substância, dependendo das condições do meio. Como o detergente demora muito tempo para se degradar, causa um grande impacto onde é lançado, provocando a morte de plantas e animais.
A maioria deles contêm cloro sob a forma seca, que é altamente concentrada. O Lava Louças é a causa núm. 1 de intoxicação nas residências. Os Lava Louças são rotulados como “perigoso se ingerido.” Cada vez que você lava seus pratos, algum resíduo é deixado sobre eles, que se acumula a cada lavagem. Sua comida pega parte do resíduo, especialmente se a sua refeição é quente.
Abaixo produtos encontrados em seu Lava Louças:

1. Fosfatos: São especialmente perigosos para nosso abastecimento de água e vida marinha, fazendo com que os níveis de oxigênio na água caiam exponencialmente. Altas concentrações de fosfatos na água podem levar ao crescimento de algas prejudiciais, que afetam o sabor e o cheiro da nossa água potável e pode ser tóxico para toda a vida marinha.

2. Triclosan: Um agente antimicrobiano sintético com ação antibacteriana, antifungo e antiviral, propriedades às vezes adicionado ao detergente para ser apresentado como “antibacteriano”. Perigoso para o nosso sistema hormonal porque ele perturba a tireóide e o sistema endócrino.
3. 1,4 dioxano: É classificado pela EPA como um carcinogéneo provável para os seres humanos. Facilmente absorvido através da pele.

4. SLS (lauril sulfato de sódio) / SLES (lauril éter ulfato de sódio): São surfactantes utilizados em detergentes para a produção de espuma, pois todos gostam de ver muita espuma, associando mais espuma com maior capacidade de limpeza, o que na prática não é verdade. Eles são muito usados porque são baratos e eficazes na remoção da gordura. Facilmente absorvidos através da pele, com a preocupação adicional da contaminação potencial com 1,4-dioxano, podendo causar erupções cutâneas, oculares, irritações e reações alérgicas.

5. Fragrância: Mais de 3000 produtos químicos são utilizados na produção de flagrâncias, muitos deles tóxicos. Uma alternativa mais segura é escolher produtos perfumados com óleos essenciais puros, não aqueles com produtos químicos artificiais.

6. DEA (dietanolamina), MEA (monoetanolamina), TEA (trietanolamina): Estes são estabilizadores de espuma. Esses álcoois etoxilados podem também ser contaminados com 1,4-dioxano, um possível carcinógeno humano que é persistente no meio ambiente. DEA é severamente irritante para os olhos. MEA é conhecida por causar asma em locais de trabalho.

7. Corantes:
Derivada de produtos petroquímicos, podem estar contaminados com vestígios de metais pesados como o arsénio, cádmio e chumbo. Corantes em produtos de limpeza podem ser absorvidas através da pele ou ingerida no caso de resíduos de sabão em pratos. São facilmente percebidos pois deixam um residuo colorido em formato de arco íris nos pratos e louças em geral.

8. Etanóis polythenoxy alquilo. Os pesquisadores descobriram que em pequenas quantidades, essas substâncias ativam os receptores de estrógeno nas células, estimulando o crescimento de células de câncer de mama quando testado em animais.

9. Cloro: Frequentemente encontrado em produtos usados em máquinas de lavar louça, libera fumaça para o ar durante a utilização. É listada pelo EPA e também listado no Clean Air Act 1990 como um poluente do ar perigoso. Extremamente tóxico para peixes.

10. Formaldeído: Recentemente adicionado à lista de agentes cancerígenos nos Estados Unidos. É mais comumente usado como uma solução de água chamado de formalina, ao invés de sua forma pura. Com a ajuda de conservantes, o formaldeído é libertado em pequenas quantidades ao longo do tempo para proteger contra a contaminação por bactérias.

11. Amoníaco: A amônia é uma substância química muito volátil e pode ser prejudicial para os olhos, vias respiratórias e pele. Uma combinação perigosa é a mistura de água sanitária e amônia. Pode ser muito tóxico, e muitas vezes as pessoas nem sequer sabem que seus detergentes para lavar louças contém esses produtos químicos.

Ps. Os produtos acima mencionados podem ser encontrados em Lava Loças para uso manual e/ou em máquinas de lavar.

img_detergente

Detergente (Lava Louças)

É um produto altamente nocivo ao meio ambiente. Embora esteja escrito na…

Saiba mais
img_amaciante_roupas

Amaciante de Roupas

Alguns dos ingredientes prejudiciais comumente encontrados em amaciantes de roupas incluem: •…

Saiba mais
img_desinfetante

Desinfetante

A utilização de desinfetantes tem crescido a um ritmo alarmante em nossas…

Saiba mais

© Àkora Brasil 2015-2017. Todos os Direitos Reservados.
desenvolvido por: mufasa