Àkora

Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios – FE 2018

EMPRESÁRIA FATURA R$ 4 MILHÕES COM PANOS QUE LIMPAM SEM A NECESSIDADE DE PRODUTOS QUÍMICOS

Àkora, da empreendedora Marcia Toyoshima, comercializa produtos de limpeza ecológicos

marcia, akora brasil (Foto: Carina Brito) meio ambiente

Marcia Toyoshima, 50, conta que o meio ambiente sempre foi uma preocupação em sua rotina.

Por causa disso, ela costumava usar produtos em casa que fossem sustentáveis e práticos. O hábito virou uma ideia de negócio: comercializarprodutos de limpeza ecológicos.

Com a certeza de que era um negócio promissor, ela saiu da empresa de cosméticos que trabalhava por 20 anos e abriu a Àkora Brasil em 2007. Para auxiliá-la no empreendimento, Marcia contratou uma equipe com o objetivo de encontrar produtos inovadores que eram fabricados ao redor do mundo.

A empresária afirma que, no início, houve uma certa resistência do público em acreditar que apenas um simples pano e água seriam suficientes para fazer limpeza. “É muito difícil mudar o hábito das pessoas que estão acostumadas a usar produtos químicos na faxina”.

Ela explica que o segredo está no tecido, que captura a sujeira e o óleo das superfícies, e tem vida útil de até dois anos.

De acordo com Marcia, uma das maiores barreiras das pessoas em aceitar o método era não ter o cheiro típico após a faxina.

Para atender este público, ela decidiu fazer sua própria invenção: uma linha de aromatizantes com óleos extraídos de plantas. Além disso, a empresa também começou utensílios domésticos.

Com essas mudanças, Marcia afirma que 2017 foi um ano bom para a empresa, que cresceu 30% e teve faturamento de R$ 4 milhões. Um dos motivos para o crescimento, segundo a empresária, é que as pessoas estão mais preocupadas com o meio ambiente e o impacto de suas escolhas.

Para 2018, ela espera que a empresa cresça 20% e aumente em 50% o número de  revendedores.

10.04.2018|Por Carina Brito