Sabão em Pó

img_sabao_po

Também é um produto químico altamente poluente. Veja abaixo a composição e os respectivos perigos:
Aromatizantes:
Ao fazer compras para produtos de limpeza, qual é a primeira coisa que você procura? Depois de considerar o preço, você quer saber se o cheiro é agradável. Você pode pensar que você está escolhendo entre as flores da primavera e aromas montanha, mas você pode realmente estar cheirando formaldeído e inalando pelo menos uma substância cancerígena (agente causador de câncer).

O EPA (órgão regulador americano) relata que o formaldeído causa câncer em animais e pode fazê-lo em humanos, embora ainda não hajam comprovações cintíficas. Além de reações alérgicas graves, este gás também pode irritar o sistema respiratório e causar náuseas.

Branqueadores ópticos:

Ficam suas roupas brancas realmente mais brancas depois de lavá-las?
A maioria dos detergentes para roupa contém branqueadores ópticos, que são substâncias químicas que enganam a sua percepção sensorial. Suas roupas não ficam realmente mais brancas e brilhantes, mas você acredita que ficam. Branqueadores ópticos deixam um resíduo, ou seja deixam uma fina camada de produtos químicos que refletem a luz ultravioleta na sua roupa causando a impressão de roupa mais limpa e branca.

Enquanto estiver trabalhando, relaxando, comendo e dormindo, o revestimento químico de suas roupas pessoais e de cama estão esfregando contra sua pele. Devido às moléculas reativas ultravioleta, a pele pode tornar-se fotossensível e queimar facilmente por exposição à luz solar. O aumento da exposição aos raios ultravioletas aumenta o risco de câncer de pele, que é apenas uma das muitas razões para evitar branqueadores ópticos.

Pessoas com pele sensível muitas vezes experimentam irritação e desenvolvem erupções cutâneas devido aos branqueadores ópticos. Porque muitas pessoas assumem que isso é algum tipo de alergia, elas optam por detergentes que comercializam fórmulas “anti-alérgicas”. O problema com tais detergentes é que muitos deles realmente contém ingredientes que mascaram os odores químicos indesejáveis.

Alvejante

Encontrado dentro de alguns detergentes para a roupa, parece ser uma ótima idéia, pois sabemos que desinfecta e clareia as roupas. No entanto, os riscos para a saúde superam eventuais benefícios. Você provavelmente já ouviu a advertência para não misturar água sanitária com amônia, mas você pode não ter ouvido falar sobre os perigos da própria água sanitária. Uma mistura de água sanitária e amônia rouba todo o oxigênio do ar, mas a lixívia de cloro por si só é um irritante prejudicial que fere seus pulmões.

A lixívia de cloro, quando flui pelo ralo, pode produzir organoclorados (OC), que criam problemas para o seu sistema reprodutivo e neurológico, enquanto aumenta o seu risco de desenvolver câncer. Vinagre e bicarbonato de sódio fornecem os mesmos benefícios de cloro alvejante sem prejudicar sua saúde e ao meio ambiente.

Para estabilizar os agentes de branqueamento, os fabricantes adicionam ácido etileno-diamina-tetra-acético (EDTA). O EDTA é lentamente biodegradável e pode liberar metais pesados , que podem ir para lençóis freáticos.

img_amaciante_roupas

Amaciante de Roupas

Alguns dos ingredientes prejudiciais comumente encontrados em amaciantes de roupas incluem: •…

Saiba mais
img_detergente

Detergente (Lava Louças)

É um produto altamente nocivo ao meio ambiente. Embora esteja escrito na…

Saiba mais
img_base_cloro

Produtos a base de cloro

O que é o cloro? • O cloro é um elemento utilizado…

Saiba mais

© Àkora Brasil 2015-2017. Todos os Direitos Reservados.
desenvolvido por: mufasa